Investir em prevenção significa aumentar os ganhos
setembro 16th, 2015 | Posted by in ArtigosAs empresas que atentam para a prevenção têm, além de trabalhadores motivados, valorizados e com menores riscos de adoecerem, um retorno direto na diminuição dos seus gastos, com ganhos efetivos na produtividade. A declaração é do médico do trabalho Rogério Silveira, que defende que investir em prevenção não significa diminuir custos, mas sim, aumentar ganhos que irão fazer a diferença no mercado, que está cada vez mais competitivo.
Segundo Silveira, a medicina do trabalho evoluiu a passos largos na última década, inclusive devido a mudanças na legislação trabalhista e previdenciária. Desde abril de 2007, por exemplo, está em vigor um novo critério, que inverteu o ônus da prova, tendo a empresa que provar se determinada patologia está ou não relacionada ao trabalho. “Aliadas a todas as mudanças, estão as ações por dano moral, decorrentes de acidentes do trabalho típicos e doenças ocupacionais, que aumentarão o passivo das empresas que não estiveram organizadas e preparadas para essa nova realidade”, lembra o médico.
Uso de palmilhas pode minimizar futuros problemas
Silveira alerta que as empresas têm que compreender a nova realidade, em que não podem mais ficar atreladas tão somente a cumprir a legislação, e sim, agregar condições de ambiente e relacionamento de trabalho adequado, com vistas à prevenção e qualidade de vida. “Chegamos no momento de entender, por exemplo, que uma palmilha pode corrigir individualmente deficiências ou alterações que farão a diferença entre as organizações, levando à minimização de futuros problemas e aumentando a produtividade”, afirma.
O médico do trabalho acredita que as novas legislações contribuirão para diminuir as doenças e acidentes no trabalho, propiciando mais qualidade de vida para as pessoas. Para ele, ter um ambiente de trabalho saudável, reduzir acidentes e doenças ocupacionais passa a ser mais importante ainda do que já era anteriormente. “Contemplar estratégias que melhorem os resultados nessas áreas passa a ser fundamental para manter a competitividade e a responsabilidade social com que toda empresa deve estar comprometida”, conclui Silveira.
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